RESUMO: DESVENDANDO AS DETERMINAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DO INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO DO SERVIÇO SOCIAL NA ARTICULAÇÃO ENTRE DEMANDAS SOCIAIS E PROJETOS PROFISSIONAIS.

O trabalho do serviço social insere-se nas atividades voltadas para a regulação das relações sociais criando condições necessárias ao processo de reprodução social, ou seja o profissional atua no sentido de normatizar e controlar os comportamentos sociais.

O instrumental técnico operativo utilizado pelos profissionais do serviço social e demais profissões que possuem sua prática pautada na regulação das relações sociais é diferente do instrumental utilizado na esfera da produção material.  Ainda que o processo de produção e reprodução social envolva a articulação das atividades de produção material e reprodução das atividades sociais cada uma dessas atividades tem suas peculiaridades.

Os instrumentos utilizados para a produção de bens materiais,ainda que sofisticados,funcionam como extensão do braço humano, a aplicação desses instrumentos é passível de ser apreendida pelo estudo e pesquisa de seus efeitos, e o resultado do trabalho pode ser antecipado.

Os instrumentos das atividades de regulação das relações sociais não são objetos concretos, têm caráter mais processual do que instrumental, pois se baseiam em procedimentos e atitudes que levarão homens a construírem novos conceitos e atitudes. O resultado de sua aplicação não é determinado pela sua aplicação correta e regrada. O alcance dos resultados é muito mais incerto.

O assistente social trabalha com instrumentos e técnicas que modelam o comportamento humano, sendo assim pode atender a diferentes interesses sociais, portanto sua prática nunca pode ser considerada neutra.

A profissão não acolhe somente um projeto profissional é possível encontrar diversos projetos profissionais que abarcam diferentes concepções, objetivos e práticas profissionais. Sendo assim há também diferentes significados para a utilização dos instrumentos técnico operativos da profissão. Ou seja, o instrumental também é parte da direção teórico- política da prática profissional.

Ao longo da história da profissão os instrumentais técnico operativos também tiveram diferentes tratamentos de acordo com as demandas sociais passíveis de intervenção do profissional busca-se então considerar a historicidade da utilização desses instrumentais durante o percurso da profissão no país.

Num primeiro momento foram incorporados pelos pioneiros da profissão instrumentos próprios das tradicionais formas de assistência articulados a noções técnicas incorporado pelo pensamento racionalista e impresso pela ação social católica. Os principais instrumentais utilizados nesse primeiro momento são: visitas domiciliares, elaboração de inquéritos sociais, encaminhamentos e triagem dos casos. Apesar dos instrumentais utilizados no início da profissãonão se diferenciarem das práticas utilizadas pelas ações de assistência o contexto histórico é diferente dado a crescente necessidade de respostas mais organizadas e planejadas para conter a exacerbação das contradições de classes presentes na sociedade. A filantropia não dava mais conta do enfrentamento da questão social presente na sociedade.

No período de institucionalização da profissão do país ganha espaço abordagem psicologizanteadvinda os Estados Unidos. Essa abordagem tende a converter as refrações da questão social em problemas individuais, destocados de relações sociais mais abrangentes. Colocando sobre o indivíduo a responsabilidade por seu destino social. A abordagem então utilizada é conhecida como Serviço Social de Casos constituído de três fases: Estudo, diagnóstico e tratamento.

Entre a década de 50 e 60surgiu no país outra abordagem profissional utilizada para a solução de problemas pessoais de relacionamento, socialização e como possibilidade de ajuste às normas e valores sociais vigentes. O Serviço Social de Grupos também é de influência norte americana

Também no período da década de 50 e 60 o serviço social inaugura uma abordagem profissional voltada à organização e desenvolvimento de comunidades o que possibilitou à profissão a apreensão de novos instrumentais e técnicas que antes não eram utilizados pela mesma. Essa apreensão foi possível devido ao trabalho em equipe multiprofissional operacionalizado nessa nova abordagem propiciando ao profissional a possibilidade de interação com diferentes profissões e disciplinas que embasam esse tipo de atuação em comunidades. Os novos instrumentais e técnicas utilizados pelas equipes são: documentação, observação, diálogo e entrevista, reunião, palestra, carta circular, recursos áudio visuais e pesquisa ação.

A partir dos anos 70 com a consolidação de um novo projeto profissional do serviço social: novos instrumentais técnicos operativos surgem. Agora o profissional além de executar políticas, projetos e programas ele também coordena e planeja os mesmos. Dessa nova prática os principais instrumentais utilizados pelos profissionais do serviço social são: a pesquisa social e o planejamento. É necessário no entanto salientar que essa modernização não se deu despretenciosamente. Na verdade a onda da modernização conservadora que transitava no Estado ditatorial requisitava profissionais capacitados tecnicamente com as características profissionais explicitadas acima.

Com o fim da ditadura militar conquista hegemonia um novo projeto profissional que rompe com o pensamento conservador da profissão e entende que as problemáticas sociais são relacionadas as desigualdades produzidas pelo capitalismo. A partir daí a atuação profissional volta-se para abordagens coletivas de de mobilização da população buscando atuando junto a ela na reivindicação de necessidades sociais. Destacam-se os seguintes instrumentais: assembleias, realização de abaixo assinados, organização de comissões e grupos de trabalho.

RESUMO: DESVENDANDO AS DETERMINAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DO INSTRUMENTAL TÉCNICO OPERATIVO DO SERVIÇO SOCIAL NA ARTICULAÇÃO ENTRE DEMANDAS SOCIAIS E PROJETOS PROFISSIONAIS.

Rosa Lúcia Prédes Trindade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

Calendário

setembro 2011
S T Q Q S S D
    nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Quantos vieram?

  • 34.507
%d blogueiros gostam disto: